Pages

segunda-feira, janeiro 03, 2011

O mundo é mesmo dos magros?

    Você sabia que por volta de 1800 a mulher gorda era considerada mais bonita que as magras? A razão disso é que uma mulher mais "cheinha" tinha mais condições para ter boas gestações; as mulheres ricas que nada faziam ficavam em casa, bordando ao lado da janela e comendo, o que já resultava em crianças gordas! Ok, não estou aqui para contar isso, mas apenas para que você perceba como a noção de beleza muda, afinal, se ontem as magras eram discriminadas, hoje são as gordas - e gordos. Porém isso tem que mudar.
    O padrão de beleza magro começou à medida que a mulher conquistava o mercado de trabalho - o seu corpo foi refletindo essa mudança. As curvas fartas foram sendo substituídas por um corpo mais magro e ágil, como aponta a historiadora da Universidade de São Paulo, Mary del Priore. "Mulheres que têm que ser identificadas com aquelas executivas que vestem terninho, que botam calça comprida. Então essa coisa do quadril largo, do bumbum avantajado começa a perder espaço. Porque é óbvio que de terninho e querendo ser eficiente, quanto mais leve, mais ágil, mais masculina, mais a mulher daria, digamos, uma representação de eficiência no trabalho".
    Será que isso deve ser aplicado tanto aos nossos dias? Por que estamos vivendo tão intensamente uma expressão corporal que já se iniciou? Afinal, após a entrada da mulher no mercado de trabalho, essa preocupação deveria ser menor.
    Mas não sou contra, de forma alguma, que as pessoas procurem se sentir bem magras, mas apoio que elas tenham o direito de serem felizes com o corpo que têm, até porque o sentimento de inferioridade não está em ser diferente, mas em ser discriminado.
    Para encerrar essa reflexão, digo tanto aos gordos e aos magros: lutem para terem saúde em primeiro lugar; não deixem essas vestes de carne polirem seus ideais e suas vidas.
    Ser feliz: it really matters, it really rocks.

    Fonte: http://shaidehalim.blogspot.com/2009/12/as-mudancas-dos-padroes-de-beleza-ao.html

2 comentários:

R. disse...

Amiga, parabéns pelo post, eu adorei... eu como ninguem sei oque é isso, eu ainda estou a ''procura da felicidade'' mas não sou obsecada por isso, graças a Deus!
seu blog ta mara!!
Beijos

Melissa. disse...

Obrigada, amiga! O importante é a forma como levamos nossas imperfeições - se elas realmente são defeitos, afinal, quem somos nós para julgarmos o que é apenas uma questão de opinião? (;
you rock ♥