Pages

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Não é apenas de croquís que se faz moda

    Mas de histórias também. E se há alguém que fez história nos anos 20 foi Scott Fitzgerald - quem você vai conhecer um pouco agora.
    Scott Fitzgerald foi considerado um dos maiores escritores do século XX. Suas histórias mostravam a "geração perdida", a forma que ele apresentava a sua época.
    Chegou a ingressar na Universidade de Princeton, mas não a terminou. Durante a primeira guerra mundial, alistou-se como voluntário, começando a sua carreira literária em 1920, com This Side of Paradise (Este Lado do Paraíso), o que lhe rendeu grande prestígio e oportunidades em sua carreira.
    Em 1925 finalizou seu mais célebre romance: The Great Gatsby (O Grande Gatsby), que criticava a alta sociedade da época, mas foi o romance Tender is the Night (Suave é a Noite), publicado em 1934, que o escritor considerava sua melhor obra.
    Seu último romance foi The Last Tycoon (O Último Magnata), publicado postumamente em 1941. "A obra era sua última tentativa de retratar a personalidade de um grande artífice do 'sonho americano'".
    Se um homem que nem terminou seus estudos universitários conseguiu alertar e marcar a sua geração, o que tantos de nós, com inúmeras oportunidades, estamos deixando como lições para nossa geração e para as que virão? A universidade pode não ser tudo, mas e o nosso senso crítico diante do que precisa ser mudado? Isso faz parte da moda, é expressão!

Nenhum comentário: