Pages

quinta-feira, dezembro 23, 2010

Rendas, sedas e Jacques Doucet


1 • Croqui de Jacques Doucet


    Fashionistas, alegrem-se, pois hoje falo de um estilista fenomenal: Jacques Doucet. Se você ainda não o conhece, take it easy, agora é a hora de apreciar o trabalho incrível deste artista.
    O parisiense Jacques Doucet iniciou sua carreira de estilista ao herdar uma loja de lingeries de seus avós, abrindo em 1895 sua própria Maison, chamada Casa Doucet. A partir daí, passou a criar peças com tecidos que já conhecia, como rendas, sedas, musselines e cetins, ficando famoso pelos perfeitos acabamentos que produzia.
    Passou então a atrair um grande público feminino, entre elas, mulheres célebres e da alta sociedade. Sua inspiração vinha das pinturas dos séculos XVII e XVIII, que aliás, eram sua grande paixão. Veja:
2 • Jacques Doucet
    "A sua rica clientela de atrizes e mulheres de todo o mundo (Réjane, Sarah Bernhardt, Liana de Pougy e a Bela Otero) asseguraram-lhe uma fortuna que lhe permitiu satisfazer suas paixões como amante dos livros e da arte. Após ter reunido variados objetos de arte do século XVIII (Quadros, desenhos, esculturas, trabalhos cientificos), colecionou vários livros desta mesma época, e logo a seguir vendeu esta primeira coleção em 1912 para adquirir telas de Manet, Cézanne, Degas, Van Gogh. Mas Doucet tinha objetivos maiores; desde 1909, financiava 'célular de pesquisa' a respeito da história da arte em sua exaustividade. Requisitou verdadeiros programas de investigação, e cercou-se de eminentes especialistas sobre o assunto." (Wikipédia)
    Doucet era muito original, e além de fazer tudo ao seu alcance contra o uso do espartilho, subiu as saias femininas, chegando ao ponto de mostrar as ligas rendadas das mulheres - um escândalo para a época!
    Montei um look inspirado na moda de Jacques e você confere agora, com algumas modificações que possibilitam melhor adaptação para hoje em dia, como a saia um pouco menor. 
    Ousadia, ou melhor, Jacques Doucet - he rocks!

   

(imagens 1 e 2 e fonte)

Nenhum comentário: