Pages

sábado, setembro 18, 2010

Cheiros, cores e amores

                  
    A pedido de uma amiga e leitora do blog, vou falar um pouquinho sobre perfumes.
    A história do perfume começa no Egito, quando apenas mortos e deuses egípcios tinham o direito de se perfumarem, até os faraós passarem a usá-los também. Mas o ápice de desenvolvimento na área da perfumaria ocorreu na França, no século XIV, devido ao cultivo de flores que há por lá.
    Durante esse tempo, o homem foi encontrando outras funções além dos cheiros nos perfumes. Veja: "Quando estamos muito tensos e nervosos, um aroma de lavanda é capaz de nos relaxar e nos induzir ao sono, ajudando em casos de insônia. Quando estamos apáticos, deprimidos, infelizes, o aroma de bergamota pode ajudar na recuperação. Aromas de limão, vetiver, eucalipto e alecrim melhoram a concentração, sendo que o de alecrim alivia também o cansaço."
    O seu vidro de perfume, como qualquer outro, possui três características: Notas de Saída (Cabeça - "A impressão inicial, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves aquelas que 'escapam' do frasco."), Notas de Coração (Corpo - "O centro, a alma, a personalidade do perfume, são notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume 'desaparece' sobre a pele") e Notas de Fundo (Base - Garante o poder de fixação de uma fragância, são notas que definem o cheiro que se difunde na pele.).
    O perfume diz muita coisa sobre quem o usa, portanto, escolha um que tenha a ver com você. O olfato é um sentido poderoso que também nos permite conhecer uma pessoa e demonstrar sentimentos. Como disse o perfumista Serge Lutens, "todos nós somos frágeis. O perfume é uma arma contra nossa fragilidade, nossa timidez."!

    (fonte)

3 comentários:

Lorena Rezende disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lorena Rezende disse...

Muito interessante! Nunca tinha parado p pensar sobre a história do perfume. E me apaixonei ainda mais por saber que tudo veio do Egito...amo a cultura e toda a história desse lugar!
It rocked!

Melissa. disse...

Que bom que gostou! :)
volte sempre e não deixe de comentar!
you rock ;*