Pages

terça-feira, dezembro 20, 2011

Loucura ou genialidade?


• 1 •

    Em um vídeo que encontrei sobre o artista sergipano Arthur Bispo do Rosário (1911-1989), pude perceber a difícil e incrível história deste homem, que foi acusado de esquizofrênico-paranoico, e viveu durante sete anos preso em um quarto reconstruindo o próprio mundo através de verdadeiras obras-primas, que hoje são reconhecidas não somente pelo Brasil, mas por países do mundo todo.
2 • Arthur Bispo do Rosário.
    Notei, durante meu estudo para escrever este post, que a cultura do cordel sempre esteve intimamente entrelaçada às suas magníficas obras, e sinceramente, isto o torna ainda mais especial. Sinto falta de ver o Brasil nos brasileiros; nossa cultura é tão rica e diferenciada! Espero que a história e as obras deste humilde artista, mas expoente da arte conteporânea brasileira, passe a ser mais reconhecido dentro do nosso país, para que possa servir de referência na construção de nossa formação cultural nacional. Compartilhemos sua história e suas criações tão cheias de poesia!
    Segue o vídeo para que vocês entendam um pouco sobre a vida de Arthur Bispo do Rosário:


    Para mim, algumas das obras mais marcantes:

3• Cama de Romeu e Julieta: trabalho de algodão, madeira, linha, papelão e metal. (Informações: Revista Elle, edição 280)

 4 • Semblantes: feita com linha, tecido, plástico e papelao. (Informações: Revista Elle, edição 280)

5 • Manto de Apresentação, feito de algodão, lã, linha, metal e papelão. (Informações: Revista Elle, edição 280)

(imagens 1, 2, 3, 4 e 5)

Nenhum comentário: