Pages

terça-feira, novembro 01, 2011

Computadores e escola


    Bom, sei que faz um tempiiinho pequenininho que eu não posto (mentira, faz muito tempo mesmo). Mas enfim, vim falar hoje sobre: computadores e escola.
    Antes de começar, criemos uma nova unidade de medida de tempo/sujeito:
    p/a = Por ano    
    p/p = Por pessoa
    pa/p = Por ano por pessoa. 
    p/s = Por sala = p/a • 25 (Média de alunos em sala)
    p/e = Por escola
    pe/a = Por escola por ano

    Vamos pensar em seus cadernos; cada um deles (de uma matéria) tem aproximadamente 300g. Agora, no ensino fundamental você tem 5 matérias principais p/a. Então temos 1,5Kg de papel pa/p.
    Na sua sala tem só você? Eu acho que não... Então multipliquemos este número por 25 alunos, que é a média de pessoas que cabem e uma sala de aula de tamanho médio; temos, então, 375Kg p/s.
    Provavelmente não há apenas uma sala em sua escola; na minha por exemplo encontramos cerca de 10 salas (por andar). Como são dois andares, encontramos 20 salas, isso sem contar diretoria, secretaria ou sala dos professores.
    Multipliquemos estes números e encontraremos 750Kg de papel utilizado em cadernos por escola por ano. Mas, pensando bem, não usamos só cadernos. Temos gastos com xerox de provas, trabalhos (que por aluno, dá uns 900g, juntando todas as 5 provas, durante 4 bimestres, mais umas 10 folhas xerocadas por bimestre, mais os trabalhos que são pedidos e entregues em folha separada, em que normalmente são usadas folhas A4).
    Teremos então, somados no primeiro resultado, 2,4Kg pa/p, ao invés de 1,5Kg. Resolvendo novamente, teremos no final cerca de 1440 Kg (MAIS DE UMA TONELADA) pa/a de papel, que no fim de todos os anos são jogados fora.
    Agora vamos pensar racionalmente: se substituíssemos os cadernos por um notebook, com tempo útil de 5 anos (isso é apenas uma média; na verdade ele dura muito mais tempo com os cuidados certos), ele duraria, pelo menos, cinco anos letivos, o que impactaria muito menos o meio ambiente do que o verdadeiro batalhão de folhas que jogamos fora todos os anos.
    Mas, e o resíduo tecnológico? Isso, sou eu que pergunto. Onde estão as medidas para mudarmos o destino de nosso lixo?
    Além do notebook apresentar uma vida útil grande, ele possibilita que trabalhemos de uma forma mais sustentável, armazene muitos arquivos em um mesmo lugar, diminua o desmatamento, e até mesmo evita erros ortográficos, ele permanece sempre com a mesma massa, diminui o volume na mochila, trabalha a coordenação motora, evita que o aluno tenha problemas de coluna, diminui o uso de borracha (que é uma ideia que está entrando em vigor no Brasil, o não incentivo ao uso da borracha), possibilita a interação dos professores com as dificuldades de cada aluno em particular, ajuda o aluno com pesquisas, cria um ambiente mais saudável... A tela fica logo à frente, não deixa o aluno se abaixar para ter que ler ou escrever, possibilita o arquivamento de todos os livros ditáticos, enfim... Preciso citar mais algum benefício?
    Pelo amor, né governo? Vamos apoiar a mais nobre causa!! EU QUERO NOTEBOOKS E TABLETS EM SALA !
    Eu sou a favor do meio ambiente, da saúde alheia e do meu bem estar. Eu consigo raciocinar. Eu vejo AVANÇO E UM FUTURO DIGNO PARA TODOS OS ESTUDANTES BRASILEIROS.
    Falo eu em nome de todos os que já sentiram dor nas costas de tanto peso na mochila, de todos que não têm a famosa linha abaixo das letras pra corrigir os erros de português, de todos que sonham com um futuro promissor na área da tecnologia, de todos que um dia sonharam: a rede e a humanidade se juntarão de forma harmoniosa. Enfim, falo por mim, por você, por todos nós.
    Se somos todos a favor do meio ambiente, por que não começar a educar de verdade? Comecemos pelas nossas escolas!

    Um abraço querido,


Luigi Arns. (link para Facebook)


    Só uma observaçãozinha: Pensa comigo: Um kit de livros, de massa = 25Kg com peso de nove milhões de newtons e que custa aproximadamente R$800,00.  Se juntarmos esse dinheiro, só dos livros, durante a vida útil de um computador, 5 anos, como citado anteriormente, compramos um MacBook facilmente, ou um Ipad 2 + um Iphone.  Não sabe o que são esses aparelhos? Simplesmente os MELHORES NOTEEBOK E TABLET DO MERCADO. Pronto, agora falei tudo.


Créditos: Melissa Jacob, pelas informações ambientais, e Pedro Emanuel Gonçalves, por despertar esta curiosidade em mim e expor ideias de maneira lúcida, clara e de fato, correta.


3 comentários:

mundo cor de rosa disse...

Nossa, amei esse texto no blog *-*
Parabéns !
eu vou te seguindo :D
De. Patricia Kelly.

Unknown disse...

Obrigado Patty s2
Que bom que gostou !

Melissa. disse...

Obrigada, Paty!
You rock ;)