Pages

quinta-feira, outubro 20, 2011

Respeito versus medo: para qual você dá licença?


    O Brasil se encontra no ranking dos dez países em que mais ocorrem acidentes no trânsito. Possui regras, normas e punições para todos que conduzem um veículo em desobediência. Tem radares, milhões de milhares de quebra molas, milhões de milhares de centenas de faixas de pedestres e bilhões de reais investidos em sinalização. Tudo em vão.
    A China não possui um regimento quanto ao trânsito, não investe em radares, semáforos ou placas. Investe na educação moral do ser humano e como consequência possui um dos menores índices de acidentes no trânsito.
    Estes são os fatos que comprovam que não é porque um governo investe para obter lucros em cima de multas que os motoristas deixarão de cometer infrações. O que este governo faz é tentar colocar medo nos motoristas. O que não resolve nada, visto que medo e respeito são coisas totalmente diferentes. O governo deve investir na boa educação, não só dos motoristas como também na dos pedestres. Se queremos mudar o mundo não devemos ir pela técnica do terror. Temos que ensinar para depois cobrar. Não digo para copiarmos os chineses, mesmo porque, infelizmente, nosso país ainda não possui a organização que a China possui, mas vamos ter mais respeito sobre os outros e vergonha na face. É disso que o brasileiro prescisa.


Nenhum comentário: