Pages

terça-feira, outubro 18, 2011

Cansei de vestir saudade




    É curioso pensar nas fases e tendências da moda. Se repararmos bem, ela se movimenta e passa por etapas como o próprio ser humano. Um exemplo disso é a total nostalgia em que a moda se encontra nestas últimas temporadas; saudades do passado? Falta de perspectivas para o futuro? Um presente não tão fácil de se viver? Enquanto inutilmente tentamos dar conta de processar todo o batalhão de informações que nos é dado diariamente, escapamos para um passado mais pacato e descompromissado de tanta pressa e ruídos, mesmo sem sabermos que estamos fazendo isso. Eu já não disse que a moda acompanha o ser humano o tempo todo?
    "Antigamente, o tempo era muito melhor...". Quantas vezes já ouvimos isso dos mais velhos... Mas sempre teimamos e dizemos algo do tipo: "até parece! Com a tecnologia que há hoje, tudo é muito mais rápido e as distâncias são muito menores!". Isso pode até ser verdade, mas muitas coisas eram realmente muito melhores que hoje. A infância era mais livre, segura e colorida; livre no sentido de se poder brincar de qualquer forma, se vestir com o que era mais confortável... Segura no sentido de poder se divertir e correr até tarde da noite nas pacatas ruas de pedra... Colorida, bem, isso é algo que apenas quem viveu bem esta época sabe do que estou falando...
    Com o quase esgotamento da moda futurista, e ao mesmo tempo, com a falta de perspectiva da "vida futurista" com a estréia dos anos 2000, passou-se, então, gradativamente, a reconstruir-se na mente e na indústria fashion a nostalgia simples e pura; resultado de uma época que voou pelos nossos dedos enquanto alucinávamos diante dos caixotes de computador e MP3 players - soa até mesmo irônico, não? Mas é a verdade, e todos temos uma parcela de responsabilidade por isso.
    Quem sabe, com a valorização de nossa cultura e de nossos valores, antigos e novos, possamos não continuar com o retrô, mas criar uma representação menos saudosa para vestirmos, e assim, pararmos um pouco de cutucarmos nossas lembranças o tempo todo; porque eu já cansei de sentir de saudade, e você?








Nenhum comentário: