Pages

domingo, março 18, 2012

O pianista no Centro Comercial


Fonte: www.designzzz.com


    Paulo Coelho

    ESTOU ANDANDO, DISTRAÍDO, POR UM centro comercial, acompanhado de uma amiga violinista. Úrsula, nascida na Hungria, é atualmente figura de destaque em duas filarmônicas internacionais. De repente, ela segura meu braço:
    - Ouça!
    Ouço. Escuto vozes de adultos, gritos de criança, ruídos de televisões ligadas em lojas de eletrodomésticos, saltos de sapato batendo contra o chão de ladrilhos, e aquela famosa música, onipresente em todos os centros comerciais do mundo.
    - Então, não é maravilhoso?
    Respondo que não escutei nada de maravilhoso ou fora do normal.
    - O piano! - diz, olhando-me com um ar de decepção. - O pianista é maravilhoso!
    - Deve ser uma gravação.
    - Não diga bobagem.
    Ouvindo com mais atenção, é óbvio que a música é ao vivo. Estava tocando uma sonata de Chopin no momento, e agora que consegui me concentrar, as notas parecem esconder todo o barulho que nos cerca. Andamos pelos corredores cheios de gente, de lojas, de ofertas, de coisas que, segundo anunciam, todo mundo tem - menos eu ou você. Chegamos na praça de alimentação: pessoas comendo, conversando, discutindo, lendo jornais, e uma destas atrações que todo centro comercial procura dar a seus clientes.
Neste caso, um piano e um pianista.
    Toca mais duas sonatas de Chopin, e logo Schubert, Mozart. Deve ter em torno de 30 anos; uma placa colocada ao lado do pequeno palco explica que é um famoso músico da Geórgia, uma das ex-repúblicas soviéticas. Deve ter procurado trabalho, as portas estavam fechadas, desesperou-se, resignou-se, e agora está ali.
    Mas não tenho certeza se está mesmo ali: seus olhos fitam o mundo mágico onde estas músicas foram compostas, suas mãos dividem com todos o amor, a alma, o entusiasmo, o melhor de si mesmo, os seus anos de estudo, de concentração, de disciplina.
    A única coisa que parece não ter entendido: ninguém, absolutamente ninguém, foi ali para ouvi-lo, mas para comprar, comer, distrair-se, olhar vitrines, encontrar amigos. Um casal pára ao nosso lado, conversando em voz alta, e logo segue adiante. O pianista não viu isso - ainda está conversando com os anjos de Mozart. Tampouco viu que existe uma platéia de duas pessoas, uma das quais, talentosa violinista, o escuta com lágrimas nos olhos.
    Lembro-me de uma capela onde entrei certa vez por acaso e vi uma moça tocando para Deus; mas estava em uma capela, aquilo fazia sentido. Neste caso, ninguém está ouvindo, possivelmente nem mesmo Deus.
    Mentira. Deus está ouvindo. Deus está na alma e nas mãos deste homem, porque ele está dando o melhor de si mesmo, independentemente de qualquer reconhecimento, ou do dinheiro que recebeu. Toca como se estivesse no Scala de Milão, ou na Ópera de Paris. Toca porque é o seu destino, sua alegria, sua razão de viver.
    Sou tomado de uma sensação de profunda reverência e respeito por um homem que naquele momento está me relembrando uma lição importantíssima: você tem uma lenda pessoal para cumprir e ponto final. Não importa se os outros apóiam, criticam, ignoram, toleram - você está fazendo aquilo porque é o seu destino nesta terra, é a fonte de qualquer alegria.
    O pianista termina outra peça de Mozart, e pela primeira vez nota a nossa presença. Cumprimenta-nos com um educado e discreto aceno de cabeça, fazemos o mesmo. Mas logo volta ao seu paraíso, e é melhor deixá-lo ali, sem ser tocado por nada neste mundo, nem mesmo nossos tímidos aplausos. Está servindo de exemplo a todos nós. Quando acharmos que ninguém presta atenção ao que fazemos, pensemos neste pianista: ele estava conversando com Deus através do seu trabalho, e o resto não tinha a menor importância.

(Ser como o rio que flui - Pensamentos e Reflexões, páginas 71 e 72 - Editora Agir)

    Boa semana para vocês, queridos! Ah, para quem ficou inspirado, indico a música Comptine D'un Autre été L'après-midi.
    Beijos mil! :)

Nenhum comentário: