Pages

domingo, novembro 07, 2010

Emocore e hardcore - o que têm a ver?

    Muitos não sabem a origem do movimento emo (palavra devirada do inglês emotional hardcore) nem as características dessa tribo comumente urbana, criando muitas vezes falsas afirmações sobre esse grupo que talvez você esteja incluído. Descubra lendo agora esta matéria.
    O termo emo foi dado às bandas de hardcore de Washington dos anos 80 que passaram a compor músicas mais melódicas e lentas, diferentes do habitual, chamando este novo estilo de emocore. As próprias bandas denominavam o emocore como hardcore emocional, pois que consideram a expressão emo pejorativa.
    Entretanto, é importante perceber pela própria história desta tribo que ela se origina do hardcore, um estilo muito respeitado geralmente. A expressão emo pode ser considerada pejorativa, mas o seu estilo já é algo a se pensar, principalmente para quem gosta de hardcore.
    "Devido ao surgimento e ascensão mainstream de bandas de Pop punk — e não Emo, mas rotuladas como tal por quase toda a sociedade — com nível de qualidade musical questionável segundo certos grupos de fãs de outros gêneros de Rock, os mesmos associam os fãs de Emo a depressivos de orientação sexual questionável (o que segundo eles é um motivo para as manifestações de ódio) e os fãs de Emo segundo o estereótipo sofrem de agressões verbais, em alguns casos até mesmo agressões físicas. O ódio cresce no Brasil mais rapidamente que o gênero musical Emo, que encontra-se ainda praticamente desconhecido por todo o mundo, ao contrário das bandas de Pop punk rotuladas como Emo e da subcultura que imagina-se como um estereótipo dos fãs de Emo."
    Portanto, é com a chegada do Pop punk que as pessoas passaram a misturar as definições de cultura de cada tribo, que na verdade, não se relacionam necessariamente, mas que talvez estejam passando a se relacionar agora pela falta de definição entre cada uma - o que deveria diminuir o preconceito! Esta matéria não foi feita, de forma alguma, para defender ou criticar nenhuma das tribos, pois que todas possuem o seu valor histórico e cultural, mas justamente para valorizar estes pontos e esclarecer os que ainda não sabiam das características iniciais de cada tribo citada. Espero ter ajudado, e que possamos nos lembrar sempre da importância de vigiarmos o que falamos, termos certeza do que estamos afirmando para não nos envergonharmos depois, ou pior, ofender envergonhar outra pessoa.
    Conscientização: it rocks!


(fonte)

Nenhum comentário: