Pages

sexta-feira, outubro 15, 2010

Um tal de amor-próprio

    Cuidado para não confundir autoestima com amor-próprio. Por mais que a auto-estima seja vista sempre como algo positivo, ela pode virar "superestima" quando não trabalhada com cuidado, atrapalhando o seu discernimento entre se achar bonita e se achar a melhor. Não é uma questão de esclarecer o significado das palavras e sim das idéias.
    Se você anda achando que até o vento que bate nos seus cabelos foi feito especialmente para você, essa matéria sim, foi feita especialmente para você.
    Para começar, a definição de autoestima é "o que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau" e o de amor-próprio é o carinho e respeito reservado a si mesmo levando em conta os defeitos que se tem, afinal, de problema todo mundo tem um pouco. Por isso ambos se completam: o amor-próprio leva a uma auto-estima positiva.
    A questão é: você tem auto-estima o suficiente para se amar da forma que você é? Acho que para uma pergunta dessas, a reposta leva dias para ser encontrada e apenas por você; além do mais posso afirmar: não é nada fácil. O amor-próprio vem de um esforço diário e contínuo de aceitação sobre quem você é.
   Não adianta ler sobre moda, vangloriar atrizes e não gostar do que está vestindo ou sendo! Porque a moda é isso: sua tendência, ser livre para ser quem você quer! Pense bem nisso, é apenas o que peço. :)

   

Nenhum comentário: