Pages

domingo, maio 06, 2012

Relacionamentos sociais e atualidade


Disponível em: dolcefernatestyle.tumblr.com


    A cada dia, parece que há mais gente vivendo solidão no mundo. Quanto mais cresce o número de indivíduos ao redor de outros, a sensação que se tem é a de que se está a sós no meio da multidão.
    O que vem acontecendo, afinal? Muitas têm sido as respostas possíveis para essa pergunta, e cada uma delas terá a sua adequação ao caso em observação. Porém, na base de tudo tem estado o egoísmo com todas as suas máscaras e trejeitos.
    Um gigantesco grupo de pessoas nas paragens terrenas não confia em ninguém. Muitos temem a traição, outros fogem da exploração; há aqueles que detestam cooperar, por entenderem que tudo deve ser de obrigação governamental, enquanto que vários, efetivamente, desejam tirar proveito dos demais sem desenvolver qualquer esforço.
    Desconfiança sobre desconfiança; medo de ser extorquido, abusado, medo de sofrer...
    Enquanto se apresenta como passarela de exibiscionismos ou demonstrações de poder dos mais variados tipos, sem que o Espírito da Luz inspire os pensamentos e os sentimentos, as relações sociais não passarão de ensejo de perturbações e de desconfianças.
    No conjunto de relações sociais de superfície, onde cada um tem oferecido o que armazenou em si: egoísmo, esperteza, medo ou covardia, ao lado de limitada e transparente honestidade, embora as massas sociais cresçam, a tendência será a ampliação do vazio interior, até que as amizades verdadeiras consigam triunfar desse arremedo de vida social.

(Ações corajosas para viver em paz / [psicografado] por J. Raul Teixeira; pelo Espírito Benedita Maria. - 1ª ed. - Niterói, RJ: Fráter Livros Espíritas, 2009 - página 35)

Nenhum comentário: