Pages

terça-feira, janeiro 31, 2012

Um salto na História


• 1 •

    Hey, dears! Como vão? Eu estou firme e forte, graças a Deus!
    Hoje vim falar sobre o salto plataforma, que tem uma história pra lá de interessante!
    
    O salto plataforma surgiu na década de 1930, e caiu nas graças das mulheres, principalmente das baixinhas, por garantir uns centímetros a mais com muito conforto.
    As pesadas sandálias de plataforma passaram a ser muito usadas com calças na virada de 1933 para 1934, quando o swing dos anos 1920 foi sendo substituído pela tensão do crash da Bolsa de Nova York (1929) e pelo clima de guerra (1939-1945) que se aproximava, o que deixava sapatos delicados como os de Brown Shoes e Perugia um pouco fora de contexto, e consequentemente, em desuso.


    Como já dito aqui no It Rocks uma vez, Ferragamo, em 1935, como um grande criador de sapatos que era, lançou sua marca, que se transformou em um grande império da moda. Com a crise na Europa, Ferragamo optou por materiais mais baratos na produção dos calçados, como cânhamo, palha e materiais sintéticos. "Toda a Paris usava tamancos de madeira", como dizia a editora Diana Vreeland.


2 • Salvatore Ferragamo

3 • Diana Vreeland.
   
    Anos 50, e o New Look de Dior entra em cena, o que deixa os saltos plataformas meio deslocados... até o estouro da carismática brasileira Carmen Miranda, a "pequena notável" de pouco mais de 1,50m de altura que apoiava totalmente as sandálias de plataforma.

4 • Carmen Miranda e suas inseparáveis sandálias de plataforma.

    Um salto na história e chegamos aos anos 70, onde as plataformas ganham novas texturas, cores e colagens embalados pelo "paz & amor" e o agito das discotecas. Fizeram o maior sucesso na década de 1980 aos pés de Madonna e foram se trandformando em calçados cada vez mais luxuosos de 2000 para cá. Aliás, pode apostar nelas nesse nosso verão, elas estão cada vez mais em alta.

• 5 •

 (imagens 1 e 5, 2, 3 e 4. Fonte: Revista Elle - edição 280)

Nenhum comentário: