Pages

sexta-feira, maio 13, 2011

Anos 30 - A Volta por Cima







Roupas de banho

    É importante lembrar que o contexto histórico da época é fundamental para se entender a moda usada por um povo, e na década de 30, com a queda da Bolsa de Valores de Nova York, uma crise econômica mundial sem precedentes ocorreu. Milionários ficaram pobres de um dia para o outro, bancos e empresas faliram e milhões de pessoas perderam seus empregos.
   Por ser um período de crise, não foi caracterizado por muita ousadia, afinal, houve uma procura pela estabilidade, e não por mais "surpresas"... Os anos 20 destruíram as formas femininas, os anos 30 as redescobriram.
     As saias que haviam sido encurtadas na década anterior passaram a ser produzidas mais alongadas, e os cabelos começaram a crescer - seria um sinal de descuido ou até mesmo falta de condições de mantê-los?
    Materiais mais baratos, como algodão e casimira, passaram a ser usados nos bailes noturnos, e as costas passaram a ser o foco das atenções, o que levou ao surgimento de enormes decotes nas costas. Talvez o grande responsável pelos decotes tenha sido as revolucionárias roupas de banho da época, que teve os saiotes de praia diminuídos e decotes na frente até a cintura, o que passou mais tarde a ser usado nas festas.    
Greta Garbo
    A moda dos anos 30 teve um grande contato com os esportes, com a vida ao ar livre e com os banhos de sol, o que exigia da mulher um corpo magro, bronzeado, além de ter hábitos esportivos. Resumidamente, a musa da época, o verdadeiro protótipo de beleza dos anos 30, era Greta Garbo, que influenciou muitas mulheres a usarem o lápis para marcarem bem as pálpebras e sobrancelhas, além do pó de arroz bem claro.

*****
 Quero pedir desculpas a todos os leitores do it rocks pelo constante desaparecimento. Acho que não me dei conta da quantidade de acessos que já recebo diariamente, e por isso, acabei não justificando. Estou fazendo realmente tudo o que posso para manter o blog sempre atualizado, porém, minha rotina é muito agitada e está ficando cada vez mais acelerada, restando apenas pedir mil perdões, a colaboração e a compreensão de todos você. Mas tenham em mente: mesmo devagar, o blog vai andando, e assim sigamos, because you make it rock! ;) ♥

(foto 1, foto 2foto 3)
   

Nenhum comentário: